Artigos

Reabilitação com NHL – A recuperar o passado, projetando o futuro

Produtos

Ao falar das soluções para a Reabilitação é fundamental destacar a Cal Hidráulica Natural (NHL), ligante com matérias-primas 100% naturais e cuja produção ibérica é exclusiva SECIL. Para além de necessitar de uma menor quantidade de energia para a sua produção, libertando, assim, menos emissões de C02, este ligante sustentável possui também uma capacidade ímpar em desenvolver presa aérea e hidráulica, sem recorrer a adições. 

A SECIL comemora este ano os 130 anos de produção deste ligante tipicamente português, que há muito que está na base de grandes intervenções de reabilitação, não só em Portugal como também em diferentes países e continentes para onde é exportado.

 

Através da SECILTEK, encontra-se disponível no mercado a gama de produtos REABILITA CAL, um conjunto de argamassas formuladas exclusivamente à base de NHL, indicadas para a reabilitação de edifícios antigos, respeitando o edificado existente e os seus elementos construtivos, não só em edifícios históricos, como também em construção mais convencional.

 

Reabilitação de Paredes Antigas 100% NHL

A forma mais adequada de garantir a total compatibilidade física, química e mecânica dos rebocos novos com suportes antigos em alvenarias de pedra é com recurso a argamassas formuladas exclusivamente com Cal Hidráulica Natural (NHL).

REABILITA CAL CS – a primeira fase do sistema de revestimento é, em muitos casos, o preenchimento de imperfeições do suporte – o encasque. O REABILITA CAL CS utiliza-se sobre superfícies de alvenarias antigas em sistemas de renovação como camada de consolidação para estabilização e homogeneização dos suportes.

REABILITA CAL RB – é aplicado como camada de enchimento e regularização em suportes antigos consolidados com o REABILITA CAL CS, ou diretamente sobre os suportes quando estes apresentam as características apropriadas. Também pode ser aplicado sobre betão, alvenarias de tijolo cerâmico, blocos de betão ou alvenaria de pedra.

REABILITA CAL AC – utiliza-se como acabamento na conservação e reabilitação do edificado, nomeadamente quando se pretende recuperar revestimentos exteriores de fachadas de edifícios antigos que necessitem de elevados níveis de permeabilidade ao vapor de água.

 

Tratamento e Reforço de Paredes Antigas

A debilidade e estado de degradação de algumas construções mais antigas de pedra requer produtos e metodologias de intervenção especiais para lhes conferir novos desempenhos.

REABILITA CAL INJECT – utiliza-se na injeção de alvenarias antigas de tijolo e pedra, em elementos estruturais com necessidade de reforço, tais como, paredes, fundações, pilares, arcos e abóbadas. A sua excecional fluidez permite a consolidação do interior das estruturas bem como o tratamento de fissuras.

REABILITA CAL RJ – serve para intervenções não estruturais, substituindo as argamassas de juntas de alvenaria à vista de pedra. A sua composição contempla adições de agentes específicos para melhoria das suas propriedades hidrófugas, garantindo a respirabilidade da parede.

REABILITA CAL FORCE – camada de compressão de elevada resistência, à base de NHL, para reforço mecânico de alvenarias antigas pelo exterior e pelo interior. Destina-se à estabilização estrutural de elementos antigos tais como paredes estruturais, pilares, vigas, abobadas e arcos.

SECILTEK Slider